sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Meia luz


Meia luz
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Av. Paulista, 2012

Miksang (termo tibetano que significa o bom olho), ou Fotografia Contemplativa, é uma prática ligada à meditação, que visa trazer nossa visão para o presente, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano. Antes de uma técnica fotográfica é uma forma de ver o mundo e de viver.




Venho praticando este estilo desde 2011, mas recentemente, com a leitura de “The Practice of Contemplative Photography: Seeing the World with Fresh Eyes”, de Andy Karr e Michael Wood, e a participação em uma oficina de dois dias com Andy Karr, pude me aprofundar ainda mais no tema, aproveitando a experiência destes mestres.




Após participar desta oficina, me sinto ao mesmo tempo mais e menos “entendedor” do assunto. Teoricamente entendi melhor a fotografia contemplativa, e também pratiquei de forma mais profunda. Por outro lado percebi como estamos distantes da verdadeira prática contemplativa, ou seja, como é difícil nos concentrarmos em uma simples tarefa: apenas ver.




A visão é um sentido natural, e naturalmente aguçado e rico. Mas temos simplificado essa ferramenta poderosa de apreensão do mundo, subestimado a inteligência plena de nossa visão. Acreditamos na grande inteligência de nossa “mente pensante” e não percebemos nossos outros tipos de inteligência. Ver, simplesmente, com os olhos e coração (não com a mente discursiva e conceitual), é um exercício que irei praticar cada vez mais, pois essa prática, acredito, pode nos levar a “abrir os olhos” para um mundo novo, fresco, amplo e lindo.




Curso Miksang, ou fotografia contemplativa




Leia meu artigo Miksang, o bom olho!, e Veja mais fotos dessa série!












Mais sobre as Saídas Fotocultura e cursos:
Cursos | Facebook | Twitter | Blog Fotoideia | Grupo Fotocultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário