segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dica: Zoomig / Puxada de zoom


Dica: Zoomig / Puxada de zoom
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Alguns efeitos são legais e fáceis de fazer na hora de bater a foto!

O zooming é interessante pois cria um rastro cisrcular de luzes, tal como uma explosão! E o legal é que o que está no centro fica quase sem o efeito, enquanto nas bordas o efeito é mais forte!

Como fazer:
- É preciso tem uma câmera com zoom manual
- Use velocidades baixas, entre 30 (1/30) e 60 (1/60). Quanto mais devagar, mais puxado vai ficar. Pode ser mais baixa, mas corre-se o risco de tremer muito, e se for mais alta terá que puxar o zoom também muito rápido.
- Prepare o enquadramento, preste bem atenção ao que está no centro da imagem, pois vai ficar em destaque (esqueça a regra dos terços).
- Num instante antes de bater a foto comece a puxar o zoom, ou seja, quando a foto for gravada, o zoom estará em movimento.
- É importante manter o centro da objetiva estável, no mesmo lugar, tentando manter a câmera no mesmo lugar. Usar um tripé é interessante.
- O zoom pode ser in o out, ou seja, você pode abrir ou fechar a imagem. Imagine que sua lente é 18-55mm, pode-se deixar no 55 e abrir para 18 (zoom out), ou deixar no 18 e fechar para 55 (zoom in). O zoom out cria efeitos mais fortes.
- Agora, para ficar bom, basta praticar um pouco, e verá como é fácil!

Mas eu não tenho uma câmera com zoom manual, não posso fazer?

Não!

Mas pode fazer um efeito parecido. As regras são as mesmas acima (fora o uso de tripé), mas em vez de puxar o zoom gire a câmera, e assim surge um efeito bem legal, que não parece explosão, mas como se a imagem tivesse sido torcida!

Mais dicas de fotografia: www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157626575299784/d...

Para saber sobre as próximas Saídas Fotocultura e cursos acompanhe:
www.facebook.com/yuri.bittar
twitter.com/@yuribittar
www.yuribittar.com
www.fotoideia.blogspot.com

Todas as fotos dessa galeria estão a venda. Se você se interessou por alguma, entre em contato para mais informações: yuribittar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário