segunda-feira, 14 de março de 2011

154 Fotógrafos e os Polvos Poéticos, numa só 1 Idéia

No último domingo, 13 de março de 2011, realizamos mais uma Saída Fotocultura, a 19ª, que teve a participação de 154 fotógrafos! O objetivo de todos era o mesmo, fotografar as ruas do centro de São Paulo! O tema desta vês foi a poesia, e o objetivo era encontrar poesia nas ruas dessa metrópole! Para ajudar nessa tarefa distribuímos pequenos poemas aos participantes, que com essas “colinhas” e com muita criatividade trataram de encontrar, ou fazer, poesia na rua com suas câmeras!

Cassia e sua poderosa Lomo
Vale todo tipo de câmera! - Por Yuri Bittar


Fotoescambo


Nosso encontro foi as 10h no Páteo do Colégio, local de fundação da cidade de São Paulo. Fizemos então o já tradicional Fotoescambo, que é a troca de fotografias, um incentivo ao ato de colecionar arte fotográfica. Vários participantes trouxeram fotos para trocar, e dessa forma cada um vai juntando uma boa coleção de fotografias originais em casa.
Saldo do meu Fotoescambo
Saldo do meu Fotoescambo Por Marcelo Fioravanti

Polvos Poéticos


Além de fotógrafos, nesta saída tivemos a participação dos atores de um grupo de teatro, o Grupo Sensus, que está em cartaz com a peça Kinema ( http://gruposensus.blogspot.com/ ). Eles foram como Os Polvos Poéticos, e enriqueceram demais a saída, pois além de um trabalho que tinha tudo a ver com poesia, eles nos proporcionaram situações muito plásticas e ótimas para fotografar. E ainda por cima nos presentearam com ingressos para sua peça!

Escuta a minha voz!
Escuta a minha voz! - Por Yuri Bittar

Grupo Sensus
Grupo Sensus – Por Valmir Ribeiro

Eles também proporcionaram uma lição inesperada para todos nós ao abordar os moradores de rua, artistas de rua, e todo tipo de pessoa, para oferecer sua poesia, através dos seus tentáculos sonoros e, por que não, mágicos! São coisas assim que me fazem acreditar no que faço! Parece que levar essa turma linda pra rua, unir a arte e a cidade, é receita para o sucesso, e a fotografia mostra como pode se integrar com diversos tipos de arte que, juntos, se potencializam!

Povo mais que poético
Poesia ativa – Por Yuri Bittar

Explorando a cidade

Depois rumamos para o Largo São Francisco, uma das mais antigas instituições de ensino da cidade, e onde chegou a estudar Castro Alves, o homenageado do Dia Nacional da Poesia, 14/03. No Largo São Francisco fizemos o sorteio dos prêmios oferecidos pelos patrocinadores, que foram: 1 camiseta Fotocultura 1 conta PRO do flickr - parceria com o grupo Yahoo! Repórter (veja os detalhes) 1 ampliação 20x30 6 ingressos para a peça Kinema, do Grupo Sensus! E o pessoal da peça vai conosco na saída, paramentados de Polvos Poéticos!!! Fizemos então a nossa foto oficial! O difícil foi fazer caber 154 fotógrafos em uma fotografia! Esse é sempre um momento divertido, e uma oportunidade para interação!

154 fotógrafos: Oficial da 19ª Saída Fotocultura
Oficial, Por Yuri Bittar

Rumamos em seguida para a Liberdade, e continuou a busca dos fotógrafos pela poesia, nas ruas da cidade!

Clélia, organizadora
A Clélia é quem me ajuda na organização! - Por Yuri Bittar

Bobeou, a gente....
Bobeou, a gente... - Por Yuri Bittar

Percebi mais uma vez que o grande “barato” da saída é o encontro entre amigos, velhos e novos, a exploração despreocupada da cidade, pois normalmente a sensação de insegurança impede que muita gente saia pela cidade fotografando e estar numa turma grande é bem mais seguro, e percebi ainda que, quanto mais arte e cultura, melhor fica a saída. Essa é essência num evento como esse, integração entre os participantes, troca, soma de talentos, valorização da arte e da cidade!

Maré Fotocultura, 154 fotógrafos inundaram o centro!
Maré Fotocultura, 154 fotógrafos inundaram o centro! - Por Yuri Bittar

Veja mais sobre este e os próximos eventos:

- Tudo sobre a 19ª Saída Fotocultura: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/5523757918/

E para não perder as próximas:

Grupo Fotocultura no Flickr

E me acompanhe aqui:

Meu site: http://www.yuribittar.com/
No Twitter:
http://twitter.com/yuribittar
No Facebook: Yuri Bittar
No Flickr:
http://www.flickr.com/photos/yuribittar
Blog Fotoidéia:
http://fotoideia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário