sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Karai Mbaretê e a arte kadiweu


Karai Mbaretê e a arte kadiweu
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

As fotos acima são de Karai Mbaretê, que está na primeira foto com a esposa.

Há exatos 10 anos eu conclui minha graduação em Desenho Industrial apresentando a monografia O Estilo Kadwéu: Metodologia para Design. Adorei conhecer a arte, a cultura e a sociedade desse povo único e impressionante, uma das estruturas sociais mais complexas do continente americano. E incrivelmente, apesar de não ter feito mais estudos sobre o assunto, esse trabalho tem me rendido frutos até hoje.

Além de ser o item mais acessado em meu site, recebo sempre emails de pessoas que elogiam o texto, querem saber mais ou querem ajuda em algum projeto.

Ontem recebi um email de Marcus Antonio Karaí Mbaretê Ruiz, neto de kadweu, que me mandou fotos com legítimas obras de arte kadwéu. Ele mora em Jardim-MS, é advogado e trabalha na Comissão Especial de Assuntos Indígenas da OAB-MS.

Quero compartilhar as fotos que ele me mandou!

Como eu dizia na introdução do texto “A arte Kadiwéu contém diversos conceitos que podem ser de grande valia para o design. "O Estilo Kadiwéu" (ou Caduveo/ Cadiuéu/ Cadiguebo/ Kadiuéo/ Kadiuéu/ Kaduveo/ Kaduveu) tem na arte um sistema de valores sociais completamente diferentes dos nossos, aspectos geométricos altamente desenvolvidos e conceitos totalmente originais, como o de "diagonais simétricas invertidas", assim como seu trabalho com cores mas, acima de tudo, o valor intrínseco de cada desenho. Mais que arte, seus desenhos são a expressão de seus valores.”

E se quiserem conhecer o meu trabalho sobre o Estilo Kadwéu acessem:
yuribittar.com/index.php?option=com_content&task=cate...

Nenhum comentário:

Postar um comentário