quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Diário de campo do Foto Escambo

Saída Fotocultura em 06/09/2010

Em 6 de setembro de 2010, uma segunda-feira véspera de feriado da independência, realizamos a 15ª Saída Fotocultura - Foto Escambo, no centro de São Paulo. A proposta foi, além de sair por ai fotografando como sempre, realizar também uma troca de fotografias.

Pela primeira vez fizemos, além da saída fotográfica, alguma atividade de troca e integração entre os participantes. Um dos objetivos das Saídas Fotocultura sempre foi o de aproximar as pessoas, provendo desenvolvimento fotográfico, pessoal e o conhecimento sobre a cidade. Por isso quando conheci a idéia do Foto Escambo percebi que seria ideal!

Galera na 15ª Saída Fotocultura
Clique na foto do grupo para vê-la ampliada e acessar fotos dos participantes e minhas.

Minha coleção
(foto das fotos que levei pra casa)

"Gentileza gera gentileza. Fomente o escambo, troque uma foto sua por outra, crie o hábito de possuir e colecionar fotografia. Uma demonstração de apreço pela imagem."
http://fotoescambo.com

Eu diria mais, apreço pelas pessoas. E inspirados por esta idéia e para aproveitar o feriadão fizemos a 15ª Saída Fotocultura: Foto Escambo! A proposta foi que cada um levasse uma ou mais fotos para trocar com os outros participantes, fotos em papel, de qualquer tamanho. Não era obrigatório levar fotos para troca, vários participantes foram apenas para fotografar.

Nos encontramos no metrô Sé. A primeira surpresa do dia foi a quantidade de participantes, 64. Para um dia de chuva e frio, espremido no meio do feriadão, pensei que iriam menos pessoas. Ali mesmo pela Praça da Sé começamos a caminhada. Entre malucos e moradores de rua começamos a fotografar. É um local que temos que ficar pouco tempo, pois realmente há pessoas estranhas. Pastores gritando, jovens parados de olho no movimentos, velhos falando diversas “loucuras” para quem quiser ouvir, ou para quem não quiser também. Alguns rapazes até fizeram malabarismos para nós.

...
Por wdroops

De lá caminhamos para o Páteo do Colégio, onde paramos para fazer o Foto Escambo. Primeiro juntei o grupo para fazer a foto oficial, depois aproveitei o raro momento em que estavam todos ali, e declarei iniciada a troca de fotos.
Escolhi o Páteo do Colégio para fazer nosso “mercadão” de fotos pois é bem amplo e praticamente vazio, em meio a loucura do centro. Ali eu tive a segunda surpresa do dia, pois o pessoal realmente levou muita fotografia, fotos lindas, de qualidade. Haviam fotos pequenas e grandes, coloridas e preto-e-brancas, simples ou montadas em cartão. Uma enorme vontade de levar fotos de outras pessoas e de que elas levassem as suas. Muitos vieram me falar; ‘nossa Yuri, nunca tinha percebido como tem alguns entre nós que fotografam tão bem”. Apesar da ameaça acabou não chovendo, por isso nos espalhamos pelo chão como num mercado livre, cada um expondo suas fotos no piso, enquanto outros andavam para lá e para cá procurando outros para trocar fotos, e alguns, claro, aproveitando para fotografar tudo isso.
Houve participantes que forma praticamente apenas para fazer troca de fotos. Foi o caso do Alexandre Urch, fotógrafo premiado, que levou lindas fotos para troca. Eu tive a felicidade de ficar com uma delas. Muitos quiseram trocar fotos comigo, e as 10 que levei foram poucas. Felizmente algumas eu ganhei, e no final sai com 18 fotos, que darão início a uma coleção de fotografias autorais. Um dia alguns desses fotógrafos devem se tornar famosos. Mas o mais importante é ter um pedaço do trabalho desses amigos todos guardado comigo.


Por LilliDiver
Depois pegamos a Rua do Tesouro, Rua Direita, onde fizemos algumas brincadeiras, Viaduto do Chá e chegamos ao Teatro Municipal. Dali ainda fomos ao shopping Light para almoçar. Vi que a turma fotografou muito pelo caminho, novas amizades surgiram e pessoas que só se conheciam pela internet se viram pela primeira vez. Eu reencontrei vários amigos e fiz novos.

Costumo colocar uma citação nos anúncios das saídas:
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Fernando Pessoa

Yuri

Por TaniaGaidarji

E cada vez mais tenho certeza disso, pois as saídas são momentos de intensidade... e pessoas incomparáveis. Obrigado turma!

Veja as exposições com fotos dos participantes

Veja as minhas fotos da saída

Nenhum comentário:

Postar um comentário