segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Diário de campo da 16ª Saída e 2º Fotoescambo do Fotocultura

No último sábado, 18 de setembro de 2010, realizamos a 16ª Saída e 2º Fotoescambo do Fotocultura no centro de São Paulo. O evento foi um sucesso! 72 presentes, nenhum incidente grave, muita diversão e ótimas fotos.

Além de uma saída fotográfica divertida e produtiva este evento foi uma incursão profunda na cidade, uma aproximação com seus habitantes, um exercício de humanização e integração entre os fotógrafos e entre estes e as pessoas que vivem na cidade. Em resumo: foi uma lição de vida.

Nos encontramos no Páteo do Colégio, marco zero da cidade de São Paulo, às 10hs da manha. Até as 11hs ficamos por ali fazendo o 2º Fotoescambo, ou seja, troca de fotos autorais, em papel, com o objetivo de valorizar a fotografia, incentivar a troca e o hábito de colecionar fotografias, e também integrar melhor os participantes, tornando a experiência da fotografia menos digital e mais concreta.

Ali mesmo fizemos nossa foto oficial. Juntar essa galera enorme para uma foto é difícil, mas desta vez tive a ajuda da equipe da CNT, que por estar nos filmando fez a turminha se comportar melhor!

Oficial da 16ª Saída Fotocultura
Galera presente!
Por Yuri Bittar

O Grande Mestre
Por lucs46

Por coincidência (feliz ou não) o candidato à presidência Eymael marcou a concentração da sua caminhada no mesmo local. Mas na verdade não eram muitas pessoas e não nos atrapalhou, pelo contrário, nos deu mais para fotografar.

DSC_1177
Por Cesar G. M.

O 2º Foto Escambo foi genial! Mais participantes trouxeram fotos, as fotos estavam melhores, mais bem preparadas também, e tivemos bastante tempo para essa troca, que se mostrou muito feliz, pois além de trazermos lindas fotos para casa (e vai que um desses caras fica famoso?!) ainda nos dá a chance de conhecer muito melhor os outros fotógrafos, conversar, ver fotos, perguntar como foi feita, e muito mais.

2º Foto Escambo de Delujar
Por Delujar

Essas vão para minha coleção
Essas eu levei pra casa!
Por
Yuri Bittar

A equipe do Jornal da CNT nos acompanhou todo o evento, e além de nos deixar feliz por estarem registrando nosso evento, ainda foi motivo para muitas fotos, e chamava a atenção dos das pessoas nas ruas, que muitas vezes queriam saber ser tinha alguém famoso, um candidato, ou o que?

2º FOTOESCAMBO
Por D´artes Photos

Kassá, a Lenda, e agora famoso!
Kassá mostrando suas famosas fotografias!
Por
Yuri Bittar

Bom, e tinha, o grupo Fotocultura!

Na Ladeira Porto Geral, uma das ruas mais cheias da cidade, além de tirarmos muitas fotos das pessoas, das lojas de fantasias e da nossa própria turma, ainda paramos para dar entrevistas, e recebemos uma visita surpresa !

Kassá Pensa: Eu me dei bem!
Kassá e minhas irmazinhas!
Por
satestoni

A visita surpresa foi da “Mulher da Polaroid”, esta fotógrafa passava de carro e parou para conversar com a gente, queria saber quem éramos, e vai incluir a foto que tirou da gente em seu livro!

DSC_2670 copy
Por lucs46

Coisas estranhas aconteceram também, pois o sobrenatural estava presente! Nada de mal aconteceu porém! Mas encontramos a Loira Da Vitrine e outros serem misteriosos!

A Lenda da Loira da Vitrine
Por satestoni

Na espreita dos desatentos
Por lucs46

Até o Magila deu as caras!

P.I.A.D.A infame
Por Vivi Guilhen

Ao atravessar a Rua 25 de Março, no meio daquela incrível aglomeração de gente, e ao lago do pessoal do Eymael, muita gente pediu para tirarmos fotos, incluindo o pessoal que acompanhava o ilustre candidato. Andamos por ali apenas uma quadra, e subimos para a Rua Florêncio de Abreu, onde ainda existem muitos sobrados antigos. Ali mesmo foi minha vez de dar entrevista:

entrevista de novo
Por Rager 999 (2)

No Largo São Bento aproveitamos o espaço e fizemos dois ensaios, da Samantha e da Clélia, e várias pessoas que passavam na rua também quiseram ser fotografadas!

Clélia
Clélia, Por Gian Fernandes

Logo ali do lado encontramos mais um famoso, o humorista Rodella, que dispensa descrições!

Rodella
Meu Deus! Por Giselle Fioravanti

Na reta final da saída pegamos o Viaduto Santa Ifigênia, onde alguns participantes tiveram uma lição d e humanização, ao fotografar e conhecer pessoas que passaram, eles descobriram a importância de usar a fotografia como instrumento de integração e valorização da pessoa!

MENIN.ES
Diversidade registrada por Vivi Guilhen

Ao atravessar o Viaduto Santa Ifigênia chegamos ao final do evento! Eram 13hs, todos estavam felizes e muitas fotos foram feitas!

Galera no Viaduto Santa Efigênia
Agradecendo a turma!
Por
kassá

Quero agradecer MUITO a todos que foram e á toda a galera que não pode ir mas nos dá enorme apoio! Acho que foi a melhor saída, e assim vamos melhorando cada vez mais!

Se quiser saber mais sobre a saída e as anteriores, ver como foi, participar da próxima, visite os links abaixo:

Grupo Fotocultura

E fiquem ligados pois logo teremos mais uma, com novidades!

Yuri Bittar
http://www.yuribittar.com
http://fotoideia.blogspot.com
http://www.flickr.com/photos/yuribittar

Nenhum comentário:

Postar um comentário