quarta-feira, 30 de junho de 2010

Organização, profissionalismo e ética na fotografia 01

Parte 01 – Organização

Caros leitores, hoje em dia, sendo profissional ou amador, é preciso ser profissional!

Brincadeiras a parte, organização e profissionalismo nunca fizeram mal a ninguém, mas a fotografia digital passou a exigir ainda mais cuidado com a forma que armazenamos e organizamos nossas fotografias. Além disso a internet permite que qualquer fotógrafo mostre suas fotografias para um número considerável de pessoas, por isso profissionalismo e ética se tornam muito importantes.

Para não ficar tão extenso vou dividir este artigo em três partes, organização, profissionalismo e ética.


Com o advento da fotografia digital o numero de fotos feitas por cada fotógrafo aumentou, para alguns só um pouco, e para outros muito. Apesar de ser mais barato organizar arquivos digitais do que negativos, essa organização se tornou mais essencial. É comum não encontrarmos imagens que sabemos que temos. Por isso para não se perder em seus próprios arquivos, deixar de aproveitar boas fotos que você fez, aqui vão algumas dicas simples.

1. Primeira e mais importante dica, faça sempre backup!

2. Cada vez que você passar as fotos da câmera para o computador crie uma pasta, ou mais de uma. Nomeie essa pasta com o assunto que ela contém, eventualmente até identificando o equipamento utilizado.

3. Organize por data ou tema, ou de preferência por ambos.

4. Para cada pasta, assunto, ensaio, etc.. crie uma subpasta de “selecionadas” com as melhores, mas não apague as outras. Normalmente as melhores não passam de 10% do total, e elas servem para rápidas buscas. Se precisar de mais você procurará nas demais fotos não selecionadas.

5. Sempre mantenha as fotos no seu computador e no backup. Se seu disco rígido encher mantenha pelo menos as selecionadas, que servem para buscas.

Agora vou passar algumas dicas um pouco mais avançadas:

6. As fotos da pasta “selecionadas” (dica 4) podem ser de antemão tratadas e colocadas em uma outra pasta. Este tratamento pode ser reduzi-las, corrigir problemas de cor e contraste, colocar margem e marca d água, enfim, deixá-las prontas para o uso que poderão ter, como ser colocadas em sites como Flickr, Picasa ou Orkut, ou até para impressão. Assim quando você precisar de fotos elas estarão selecionadas e prontas. Além disso podem ficar mais leves e servirem de índice.

7. Dentro da pasta com as fotos é uma boa você colocar um arquivo de texto com mais detalhes sobre elas, como a descrição do evento, que lente usou e até mesmo como foi aquele dia, para que seriam as fotos, o que ficou faltando. Meses ou anos depois você vai adorar ter feito esse registro, pois depois de milhares de fotos começamos a confundir um pouco os detalhes.

8. De vez em quando imprima suas melhores fotos em um laboratório profissional e em tamanho grande. Além de servir como mais um backup pode servir para montar um portfólio.

9. No Photoshop é possível criar uma action que tratará sua foto, colocando marca d água, margem, jogando nas devidas pastas, etc, de forma rápida e fácil. Assim com dois ou três cliques você pode fazer tudo isso que sugeri acima, e ainda por cima mantendo um padrão. Não manja muito de Photoshop? Fica a dica de fazer um curso então, pois é uma ferramenta essencial.

10. De vez em quando passeie pelas suas pastas, reveja suas fotos e perceba como tem evoluído e relembre as fotos que tem pois elas podem ser úteis. Esse trabalho de retrospectiva pode servir como ótimo aprendizado.

O objetivo destas dicas é ajudar ao fotógrafo, especialmente amador, a não perder fotos, não deixar de usar uma imagem porque não a achou, poder rever periodicamente seu trabalho e, quando precisar de uma foto, encontrá-la rapidamente.

Quem já faz sua organização de forma parecida ou diferente, mas atinge os resultados, fique tranqüilo, pois não há jeito certo, o importante é não se perder!

Boas fotos para vocês!
Yuri Bittar

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