quarta-feira, 14 de abril de 2010

Joe Spencer, O Amicão 01


Joe Spencer, O Amicão 01, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

Em 17 de setembro de 2008, acompanhei um "terapeuta" em sua visita ao Hospital São Paulo. O nome desse profissional, que é voluntário, é Joe Spencer, um Golden Retriever muito simpático e paciente, que neste dia levou um pouco de esperança, distração, enfim, um pouco de luz nos dias sombrios desses pequenos que, na idade de estar na rua correndo atrás da bola estão numa cama de hospital.

Veja mais fotos: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157623728090603/

Para mim, como fotógrafo, foi um privilégio essa oportunidade de registrar alguns momentos de felicidade sincera das crianças. É incrível como o hospital vai parando conforme Joe passa. Funcionários, paciente, médicos, visitantes, enfim, todos param para ver, isso porque Joe é lindo, simpático, e as pessoas também se surpreender ao ver um cão dentro do hospital.

Por que lembrei disso agora? Estou preparando um novo curso de fotografia, que terá a humanização como foco, e um dos usos importantes da fotografia é no registro dessas ações humanizadoras, que assim podem alcançar um maior número de pessoas.

O Projeto Joe, o Amicão, coordenado por Angela Borges e Luci Lafusa, é algo de importância e e beleza extraordinárias.

Na tentativa de descontrair o clima do ambiente hospitalar e ambulatorial elas criaram esse projeto que realiza, especialmente ás crianças, que resultam em melhora no ambiente , companhia, sensação de bem-estar, além do vinculo de amizade entre os animais e pacientes.

Isso leva á um círculo virtuoso, funcionários e médico também se sentem melhor, outros voluntários estão se associando ao projeto e mais portas vão se abrindo.

Para saber mais sobre o projeto contacte as coordenadoras:
(11) 9674.0429 ou angela.vitoria@unifesp.br

Um comentário:

  1. joe e um cão que deixa toddas as crianças muuuuuuuuuuito alegres ,joe brinca com eles deita na cama com ele e tudo e maravilhoso e se não existise os doutores da alegria e o joe no teria graça no hospitais .joe e um cao muito especial para todos ele iluminas as crianças e cria um belo sorriso no rosto delas.

    ResponderExcluir